login

NEWSLETTER TALENTER™

NEWSLETTER TALENTER™ ACADEMY

NEWSLETTERS

BROCHURA

CONTACTOS

MEDIA

Image

Que mercado de trabalho teremos no pós-pandemia?

Artigo de Opinião

17 de abril de 2020

O contexto que vivemos neste período de pandemia leva-nos a variadas questões, tais como “a gestão e monitorização do vírus vai ter períodos definidos?”, “qual a periodicidade desta “nova” realidade?”, “como vamos reagir se existirem várias pandemias?” ou “como será o mercado de trabalho nos próximos anos?”.


Esta é uma série de questões para as quais dificilmente teremos resposta hoje. No entanto, este momento desafiou-nos e proporcionou-nos novas formas de agir em contextos diferentes e desconhecidos. Estes desafios exigem desenvolvermos a capacidade de reagir de forma célere em situações adversas e de nos adaptarmos no mais curto espaço de tempo a novas realidades, quer ao nível pessoal, profissional ou social.

Nos últimos anos, ao nível organizacional, o foco tem sido para temas como a promoção e a adaptação ao teletrabalho, a utilização da tecnologia e a transformação digital nas empresas, entre outros relacionados com a evolução tecnológica, não descurando o necessário equilíbrio da vida pessoal e profissional. Mesmo com estes temas na ordem do dia nos últimos anos, nada faria prever que em 2020 se iriam tornar tão essenciais como prementes, obrigando a uma rápida adaptação como condição para a sobrevivência e sustentabilidade económicas, financeiras e até ao nível pessoal.

No mercado de trabalho pós Covid-19, num futuro a curto e/ou médio prazo, a mudança irá desempenhar um papel muito relevante, pelo que devemos estar preparados para nos adaptar constantemente a novos modelos de gestão e a diferentes formas de comunicar e interagir. Da mesma forma, ter disponibilidade para adquirir conhecimentos e desenvolver competências continuadamente, mesmo fora da nossa área profissional, potenciando a requalificação será essencial. Ser mais céleres, eficientes e eficazes. Vestir a camisola, ser agente ativo numa sociedade que viverá numa nova realidade.

A verdade é esta, existe um antes e um depois de Março de 2020 e o que temos pela frente é um enorme desafio que somente será superado se o entendermos como tal, independentemente de qual seja o nosso background, cultura, experiência ou formação.


Por: Amílcar Gabriel - – Diretor Operacional, Talenter™

Voltar