New Detail

Artigo de Opinião

A evolução do Trabalho Temporário

01 of August of 2018


Contrariamente ao que acontecia no passado, em que o recurso ao Trabalho Temporário era conotado com algo massivo, fabril e indiferenciado, hoje em dia, este serviço é substancialmente diferente. Temos vindo a presenciar a evolução deste tipo de serviço, para novas áreas, como o IT, o sector comercial e até mesmo o financeiro.
Esta evolução gerou a necessidade de se tratar e trabalhar este serviço com uma abordagem completamente diferenciadora daquela que existia no passado. Se anteriormente o factor “preço” ou “rapidez de resposta” faziam toda a diferença e eram os factores decisivos para os utilizadores deste serviço, hoje em dia procuramos ir mais além.

Procuramos acima de tudo criar uma parceria em que conhecemos o core business de cada cliente, a sua cultura, o seu clima, a sua missão e a sua visão, como se fossem os “nossos”.

Se no passado os colaboradores recorriam ao Trabalho Temporário quase em situações limite, hoje em dia, o Trabalho Temporário, é uma opção efectiva e traduz-se em diversas vantagens para o colaborador.
É possível, através da flexibilidade do Trabalho Temporário, que cada pessoa, mais facilmente, encontre um trabalho compatível com as suas habilitações, disponibilidade e necessidades pessoais e familiares.
Actualmente, procuramos conhecer aprofundadamente cada candidato, criando uma relação de confiança que nos permita conhecer não só o saber-fazer, mas acima de tudo o saber-ser de cada um. Procuramos explorar as aspirações de cada colaborador detalhadamente, pois só assim encontraremos o projecto certo, a organização adequada, para a sua situação actual, para as suas necessidades, para o seu talento efectivo.
É trabalhando, diariamente, esta dimensão exploratória, acompanhando o percurso das “nossas” pessoas, que conseguimos que o recurso ao Trabalho Temporário aumente a possibilidade de adquirir novas competências, passando por várias funções e em várias organizações; melhorando e enriquecendo o curriculum vitae de cada colaborador e aumentando as possibilidades de crescimento profissional futuro.

Hoje em dia, podemos dizer que o trabalho temporário “abre portas“, facilita a entrada e a reentrada no Mercado de trabalho, permite a aquisição de experiências em vários setores de atividade e nas mais diversas funções e possibilita a futura integração directa nas organizações. Este enriquecimento curricular, este apreender de experiências e este desenvolvimento de competências, potencia, substancialmente o progresso das organizações e permite que o colaborador possa gerir as suas prioridades de uma forma muito mais flexível e dinâmica, reiniciando e redireccionando o seu percurso profissional com total liberdade.

Num mercado competitivo, as empresas necessitam de adotar estruturas cada vez mais flexíveis e ao mesmo tempo, eficazes e produtivas. O recurso ao trabalho temporário permite alcançar estes objetivos, aliviando o custo e a estrutura das organizações.
Assim, as empresas que recorrerem ao trabalho temporário: Libertam-se dos processos de recrutamento e seleção de colaboradores, do processamento de salários, do cumprimento de obrigações fiscais e laborais e do exercício do poder disciplinar, focando-se no seu core business; beneficiam da experiência das empresas de trabalho temporário conseguindo mais facilmente o perfil adequado ao posto de trabalho que querem preencher; beneficiam de apoio de consultoria e gestão de recursos humanos.

O Futuro do Trabalho Temporário passará, seguramente, por potenciar o desenvolvimento dos setores de actividade que mais irão crescer nos próximos anos.
A possibilidade de transformar os custos fixos de uma organização, em custos variáveis, potencia o seu desenvolvimento e aumenta, naturalmente, a sua produtividade.
A Flexibilidade que carateriza este serviço, permite precisamente que este seja o caminho.
A adaptabilidade às oscilações do Mercado, faz com que o Trabalho Temporário seja um parceiro fundamental para qualquer organização e uma possibilidade de crescimento para qualquer colaborador.

Por: Tiago Esteves, Consultor Comercial Sénior da Talenter™.