New Detail

Artigo de Opinião

Um futuro pleno de tecnologia

12 of September of 2018


As tradicionais práticas de recrutamento e seleção estão votadas ao insucesso.
Será de esperar, nos próximos anos, um conjunto de transformações estruturais no processo, nomeadamente na progressiva utilização de tecnologia e inteligência artificial (IA).

São exemplos as plataformas digitais que aproximam candidatos e consultoras de recursos humanos/empresas-cliente, a triagem automatizada, a introdução de vídeos com as mesmas questões/desafios a todos os candidatos e até mesmo a verificação de competências em contexto de realidade virtual.

A avaliação será efetuada com recurso a algoritmos aplicados a entrevistas/’assessments’, reduzindo a subjetividade na determinação dos perfis de competências.

Perante a introdução massiva de soluções ‘hight-tech’, consultoras de recursos humanos e empresas-cliente serão forçadas a otimizar os seus processos de binómio eficiência-eficácia (estratégia > planeamento > recrutamento > seleção > ‘feedback’) e a primar pela transparência e pela consistência no alinhamento entre a sua filosofia de gestão de pessoas e a realidade objetiva.

Atuarão sempre numa lógica de consideração pelos candidatos e com a finalidade de garantir a humanização integral do processo de recrutamento e seleção.

Por: Pedro Menezes, Técnico de Recrutamento Especializado da Talenter™.