New Detail

Artigo de Opinião

Metodologias inovadoras na Formação

22 of October of 2018


Durante muito tempo, acreditava-se que a aprendizagem era realizada pela repetição continuada dos conceitos a apreender. Aprendia-se, memorizando. Era comum o usar de lengalengas, mnemónicas e outras ferramentas que permitissem reter nova informação de forma mais ou menos duradoura.

Hoje sabemos que a aprendizagem é um conceito muito mais complexo e profundo. Sabemos que existem diferentes formas de apreender o mundo que nos rodeia e como tal sabemos que todos aprendemos de forma distinta.

Se acrescentarmos a esta realidade uma dimensão relativa às especificidades da aprendizagem em adultos, espera-nos um admirável mundo novo: nós adultos, levamos os pressupostos da atenção básica (chama-nos a atenção tudo o que é novidade, apresenta-se com intensidade, é percebido como tendo relevância e/ou implica movimento) a outro nível.

Falamos frequentemente da necessária sinergia entre academia e mercado, com formações orientadas para as competências que o mercado necessita. Mas esta necessidade é mais profunda. Os próprios profissionais exigem uma abordagem diferenciadora, assente em pressupostos como a praticalidade (aprender fazendo), competências transferíveis (aprendo algo que me é útil no imediato), uma estrutura de problema - soluçao (aprendo a partir de problemas apresentados em busca de uma solução, tendo um quadro de referencia realista e concreto) e ainda na colaboração na construção do conhecimento (contribuo ativamente para a construção do conhecimento que estou a aprender, através da partilha de experiências, dúvidas e outros conhecimentos relevantes).

TELL ME AND I FORGET, TEACH ME AND I REMEMBER, INVOLVE ME AND I LEARN

Por tudo isto, na Talenter™ Academy, acreditamos que a aprendizagem duradoura é aquela que se experiencia. A que levamos connosco para fora da sala e a que recuperamos ao longo da nossa carreira. Por esse motivo, construímos alicerces ativos para todas as nossas formações, que tragam inovações à forma como os seres humanos aprendem.

Cada ação é única, pois depende dos níveis de maturidade, da cultura e do negócio de cada equipa. Fugimos das típicas formações tradicionais, expositivas ou com recurso a PowerPoint, apostando em ferramentas colaborativas e, acima de tudo, criando espaços de construção de soluções concretas para os diferentes desafios que lançamos aos nossos formandos.

Como tal, criamos uma rede de parceiros que partilham a nossa visão de inovação metodológica na formação profissional. Metodologias diferenciadoras como o Lego® Serious Play, Points of You, ou Rawphotology e mindsets como o Design Thinking, Mindfulness ou Coaching para Alto Desempenho são a nossa forma de contribuir para um mundo de RH em que os nossos profissionais são incitados a construir o seu próprio conhecimento, orientados pelos seus pares e partindo da experiência para a resolução de desafios coerentes com os que encontram diariamente nas suas funções.

Se ficou curioso/a em conhecer alguma destas metodologias, siga-nos no Facebook Talenter Academy, no Linkedin Talenter Join Us ou fale connosco através de comercial.formacao@talenter.com.

Por: Rita Duarte, Coordenadora Inovação & Desenvolvimento na Talenter™