Desafios da Logística para 2023

Após um período de Pandemia, onde o sector da logística teve de reinventar-se (já que foi um dos sectores onde não foi possível confinar) e a demanda de produtos, por via do e-comerce explodiram de forma drástica, em quantidade e exigência de qualidade deste tipo de serviços, passámos depois por um período de relativa estabilização, voltando agora com novos desafios, tais como a escassez de recursos humanos, aumento dos custos energéticos e falta de matéria-prima na industria produtiva.

Mas foram muitos mais os temas abordadas na nossa talk, onde a própria intervenção do governo e do poder local neste sector poderiam fazer a diferença, no que toca à formação e qualificação de profissionais para este sector (que se verifica ser um sector pouco atractivo e onde os profissionais não descortinam uma possibilidade de carreira, o que não corresponde de todo à realidade), passando pelo problema das acessibilidades, quer viárias, quer de transportes públicos que permitam (mais), trabalhadores deslocarem-se para os seus postos de trabalho, numa actividade que se realiza maioritariamente em horário nocturno e onde as soluções são escassas ou mesmo nulas. Por outro lado pela própria legislação burocrática e morosa que não ajuda a colmatar as necessidades de profissionais vindos de outros pontos do globo e onde prevalece a informalidade/ilegalidade, que nada contribui para um trabalho digno e seguro.

Os custos com combustíveis/energia e escassez de matérias prima na indústria produtiva também não passaram ao lado desta conversa. O controlo de custos é cada mais exigente e a imprevisibilidade traz verdadeiros desafios de gestão, que passou a ser semanal e se não até diária.

Por seu lado, as empresas têm-se adaptado o melhor que podem com programas de recrutamento e retenção de excelência, colaborando inclusive com entidades externas experientes em Recursos Humanos para a Logística, como é o caso da Talenter™, para assim conseguirem melhor organizar e planear a actividade, que sofre de grandes flutuações e é enormemente dependente de factores externos. A automação para optimizar fluxos de movimentação de materiais e armazenagem está também cada vez mais em “cima da mesa” e em alguns casos já em fases de implementação adiantados.

O futuro da Logística vai ser pleno de desafios, onde cada uma terá de encontrar formas de trabalhar e de os solucionar de maneira original e criativa, pois só assim este sector em franco crescimento vingará.

Se ainda não o fez, poderá assistir à nossa talk na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GWS9TK66tZc

Artigo por Pedro Rosado, Business Manager Logistics da Talenter™