O sector da construção civil em Portugal

O sector da construção civil em Portugal é caracterizado por uma abordagem muito específica relativamente às práticas e processos de Gestão de Recursos Humanos.

Este é um ponto sensível e de extrema importância, pois a diversidade de profissionais que desempenham as inúmeras funções num contexto temporário, implica que as empresas estejam preparadas para dar resposta às necessidades específicas de cada obra.

 A crise que em 2008 afetou a economia portuguesa, e em particular o sector da construção civil, teve consequências no tecido empresarial e nos profissionais que trabalhavam na área; um número significativo de pessoas optou por emigrar, outras realizaram requalificações profissionais e trabalham atualmente noutras áreas, o que se traduziu numa significativa redução de trabalhadores disponíveis para trabalhar na construção civil.

Nos últimos anos, a crescente dinamização do setor imobiliário teve um forte impacto nas empresas de construção civil que, para responderem à crescente exigência de qualidade, têm o desafio de procurar profissionais cada vez mais qualificados e competentes. A necessidade do aumento de produtividade, tem-se traduzido na criação de estratégias inovadoras para dar resposta ao problema da falta de mão de obra qualificada, através da promoção da formação e da retenção dos melhores talentos. Além disso, o investimento num recrutamento mais assertivo, a oferta de melhores condições económicas e de condições de trabalho, tem sido determinante para minimizar a escassez de profissionais.

Com mais de 20 anos de experiência na Gestão de Recursos Humanos para a construção civil, a Talenter™ tem uma equipa de profissionais de Recursos Humanos com um profundo conhecimento do sector. Conscientes da importância que cada categoria desempenha no decorrer de uma obra, onde todos são determinantes para a qualidade do trabalho e o cumprimento de prazos de execução, gerimos uma base de dados com diferentes perfis profissionais para a construção civil. Os nossos serviços disponibilizados através do trabalho temporário, constituem a resposta para a flexibilização dos recursos humanos, tão importante para a competitividade e produtividade das empresas do sector.

Artigo escrito por António Lopes, Business Manager CCOP da Talenter™